Leste da África

Post destacado

Lalibela, norte da Etiópia


Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Primeira parada: Johannesburgo

Caros, “Sedex dez” é 10! Exatamente às 10 horas da manhã sexta-feira, data da partida, a Juliana recebeu das mãos do entregador dos correios nossos passaportes vindos de Brasília. Alessandro, meu irmão, mais uma vez nos ajudava a obter os vistos numa sucessão de embaixadas, que talvez ele mesmo nem imaginasse que existisse. Inteligentemente Alessandro…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Seguda Parada: Pretoria

Enviando por internet discada!!!! Nossa segunda parada foi Pretoria, capital executiva da África do Sul. Também será uma das sedes da copa do mundo. Logo cedo, juntamos as coisas e fomos para a rodoviária de Johannesburgo para comprarmos uma passagem para o Zimbábue, mas com escala em Pretória. Como o ônibus para a o Zimbábue…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – O jantar com o Domingos

Decidimos ir. Nos preparamos então para o “jantar de gala” do Domingos. Sua simpatia era realmente contagiante. Atravessamos a rua e ficamos esperando o motorista no saguão do Holliday Inn. O motorista foi muito cordial, atravessou toda a cidade e entrou no complexo afastado do hotel Sheraton (na verdade, antigo Sheraton), o tal “5 estrelas”…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Lusaka, Zâmbia

Dia de partida do Zimbábue sentido Zâmbia. Todos os ônibus partem pela manhã, justamente para encontrarem a fronteira aberta entre os dois países. Chegamos às 7 da manhã na rodoviária de Harare, enfrentando o assédio insistente dos vendedores de bilhetes. Um verdadeiro mercado de peixes. E muita gente pedindo dinheiro. Havia três ônibus partindo naquele…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Kapiri Mposhi, no meio do nada

No dia seguinte, sexta-feira, resolvemos pegar um trem que liga a Zâmbia e Tanzânia. Já havíamos ouvido falar nele, mas não tinha conseguido confirmar sua existência. Mas a garota do albergue nos forneceu todos os detalhes desse nosso próximo passo. Interessantemente o trem não parte de Lusaka, a capital, mas cerca de 70 kilômetros dali,…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – De trem da Zâmbia à Tanzânia

Esse percurso da viagem é de difícil narração. Trata-se de três dias de paisagens exuberantes e duas noites muito mal dormidas, 1900 kilômetros cortando o norte da Zambia e o sul da Tanzânia. Chega-se a passar muito rente entre dois paises: República Democrática do Congo e Malawi (Malawi é o país onde aquele economista brasileiro…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – De Moshi para Arusha, Tanzânia

Curtimos Moshi e a paisagem do Kilimanjaro. Além da parada estratégica nessa cidade, ela também nos serviria de “portão de passagem” para outro país de percurso terrestre muito tortuoso para chegar até ele: Ruanda. O percurso de ônibus seria muito demorado devido a necessidade de contornar o lago Vitória, que divide Ruanda, Uganda, Quenia e…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Adis Abeba, Etiópia

Hoje é dia 25 de fevereiro de 2002. Não estou brincando. Hoje é dia 23 de fevereiro de 2002. Pelo menos aqui na Etiópia. Esse país é tão impar na África, ou melhor, no mundo que tem um calendário próprio. Aliás, também tem horário próprio. São 8 horas de diferença. Ou seja, 8 horas no…

Expedição Africa “Hôtel des Mille Collines” – Adis Abeba, um olhar sobre a capital da Etiópia

Logo que chegamos ao aeroporto de Adis já entendemos de cara a simplicidade do país. Primeiro porque existem poucas embaixadas pelo mundo, onde a América Latina não está incluída e nosso visto só poderia ser concedido no aeroporto. Pagamos e recebemos na hora, depois de uma burocraciazinha. No saguão do aeroporto internacional, até que parecia…

Expedição África “Hôtel des Mille Collines” – de volta à Johanesburgo, Africa do Sul – última parada

  África. Terra dos safáris? Lugar onde surgiu o homo sapiens? Região de população negra? Lugar subdesenvolvido? Tribal? Pessoas passando fome? Colonizados? Essas perguntas tentam pescar as imagens e idéias que nós, brasileiros, temos desse imenso continente. Normalmente falamos “África” como se fosse um único país, como se não houvesse países com características próprias. São…

da Zâmbia a Tanzânia, de Trem.