Sobre Geografia nos Pés

Sou Eduardo Guimarães e esse blog reúne relatos de viagens pelo mundo. Quando eu era criança ficava horas viajando pelos mapas do “Guia de Ruas” de São Paulo, percorrendo trajetos, imaginando as áreas verdes, imaginando as casas nas imensas avenidas e até mesmo o cenário composto pelas  cruzinhas enfileiradas representando o cemitério.

Conhecer o mundo apenas vendo os mapas não basta. É preciso dar realidade ao mapa, e isso significa misturar-se ao povo local, comer a mesma comida, sentir o cheiro, sentir o clima, entender a economia, ou seja, percorrer com os próprios pés a geografia. Geografia nos pés é desmistificar a visão muitas vezes estereotipada de certos países, é preferir a fronteira por terra, é preferir ser o próprio guia e conhecer muitos lugares maximizando o tempo.

Venho praticando isso há certo tempo. Aos nove anos de idade eu já andava sozinho de ônibus. O que começou em conhecer o bairro vizinho extrapolou para outras cidades, outros países.  Hoje sou economista, não é uma coincidência. A professora de geografia, no ginásio, havia previsto que eu me casaria com a garota que sentava na minha frente.  E acertou! Então viajo em dupla: Juliana Grangeiro, minha esposa, tomou gosto pela aventura e dá o equilibrio necessário para a viagem estar sempre com os pés no chão. Agora convido você a conhecer um pouco das nossas andanças. Temos saudades de onde não conheçemos, ainda.

6 comentários em “Sobre Geografia nos Pés

  1. Cara, esse material é demais. Muito bem apresentado
    e que da vontade de mostrar pra mais pessoas.
    Parabéns e boa viagem…

  2. Eduardo e Juliana,
    Também sou economista e meu hobby é estar com os mapas nas mãos. O mapa-mundi fica muito claro e presente na cabeça de quem gosta de geografia, e isso me acontece desde quando tinha 9 anos, quando também a professora de geografia nos ensinava a entender melhor o mundo. Dele conheci um pouco e não quero parar enquanto tiver forças. Dei uma navegada pelo site e gostei muito, com certeza vou lê-lo por inteiro, cada dia um pouquinho. Grande abraço e muitas viagens.

  3. Ola Eduardo e Juliana,
    Adorei o Blog de vocês! É uma aventura e tanto! Ainda estou navegando e gosto da forma como vocês narram as suas experiências e visão dos lugares por onde passam.

  4. Eduardo e Juliana, o blog de vocês é demais, o que o torna belo é o histórico de viagens impressionantes, muito bem relatadas. Minha Mãe (a pessoa acima!) recomendou esta leitura e acertou em cheio, parabéns para os dois, agora terão mais um protagonista para dar continuidade à história, espero que haja tempo!

Deixe um comentário