Ho Chi Minh, Vietnã

Chegamos no Vietnam no sábado à noite. Havíamos feito uma escala na Tailândia. Depois de uma longa espera pelo visto, nossa menina já dormindo em nossos braços, saímos do aeroporto meia noite. Sair do aeroporto parecia sair do Maracanã lotado. Milhares de pessoas lá fora esperando pelos parentes. Foi quase um milagre encontrarmos nosso Uber no meio dessa multidão. Nosso hotel era bem no centro da cidade. A cidade não parece dormir. Motos e mais motos se movimentando para todos os lados. Elas trafegam nas calçadas, todo mundo buzina o tempo todo e andar da contramão parece ok. Apesar do caos não existe um a clima tenso entre as pessoas. Pelo contrário, tudo é harmônico, sem briga, sem acidente. Atravessar a rua é um desafio permanente. Mesmo com o semáforo verde para o pedestre não significa que os veículos vão parar. 

Acordamos cedo no domingo para aproveitar Saigon, Ho Chi Minh. Sairmos andando pelas ruas cheias de barracas vendendo todo tipo de frutas, flores e até mesmo carne. Tivemos diversas vezes empacados para atravessas as movimentadas ruas de motos. Entramos no mercado central, aprendemos um pouco sobre a gora de variedade de cafés, afinal Vietnam é o segundo maior produtor mundial. Depois visitamos a Ópera House, a prefeitura e o palácio da independência. E não deixemos e tirar uma foto com as estátuas Ho Chi Minh, o líder da revolução e independência. Tal como a China, Vietnam é um país comunista. Com a abertura econômica e a modernização, o país vem crescendo economicamente muito rapidamente. Ironicamente, Shoppings bem requintados, de Prada a Chanel, podem se vistos ao lado do líder comunista. A cidade está bem movimentada. Como o ano novo lunar está se aproximando, muitas pessoas do interior estão aproveitando o feriado para visitar a cidade. Assim como a cidade, todos estão enfeitados, tirando fotos em família com roupas tradicionais. 

Infelizmente não dá para desvincular o Vietnam da famosa Guerra dos anos 60 e 70, então estava em nossa mente visitar o museu da guerra. Logo na entrada, tanques de guerra, aviões e helicópteros, todos deixados para trás pelos americanos. O museu é bem pesado. Muitas fotos das pessoas atingidas pelas armas químicas. A conclusão é que, dado o poderio Americano, a vitória do Vietnam do Norte foi praticamente um milagre. 

Passamos o por do sol no parque central da cidade. Devido a celebração do ano novo, ele estava todo decorado com Bansai de médio porte, peixes exóticos em aquários, flores, pedras preciosas e parque de diversão. Esse foi o lugar preferido de nossa filha.

Deixe um comentário